Natureza e Lazer

O concelho de Sesimbra merece uma visita atenta. As características da região criaram, ao longo do tempo, preciosidades naturais.

A Serra da Arrábida é um ex-libris não só da região, mas de Portugal. Uma serra com características especiais que a tornam ideal para passeios, observação de fauna e flora e um conjunto diversificado de modalidades desportivas. 

O Cabo Espichel é um lugar belo e imponente, de natureza bravia.

Na região de Sesimbra pode encontrar as grutas do Frade, da Utopia, do Zambujal, a Pedreira do Avelino, a Jazida dos Lagosteiros e a Pedra da Mua.

 

AS PRAIAS
É neste litoral fantástico que encontra praias de grande beleza e qualidade. Pode usufruir destas praias todo o ano.

A praia da Califórnia – em frente ao Sesimbra Hotel & SPA – é muito apreciada pelas suas águas calmas. Além de vários equipamentos, a praia possui uma biblioteca.

 

OS DESPORTOS
Caminhos sinuosos de terra batida são perfeitos para o BTT.

As arribas, por seu turno, prestam-se à prática de Escalada e Rappel.

As Grutas, de valor reconhecido a nível internacional, fazem as delícias dos espeleólogos, enquanto o Golfe, sem tanta adrenalina, permite relaxar e desenvolver a concentração e a memória. Já os passeios pedestres proporcionam uma alegre tranquilidade.

Cultura e História

Deixe-se seduzir por Sesimbra, uma vila autêntica, com uma cultura de mar e uma ruralidade históricas, conjugando na perfeição serra/mar.

Sesimbra é uma vila com um vasto e precioso património histórico que nos conta muito sobre a história e cultura locais.

A arqueologia do lugar remete-nos para tempos idos. Viaje a um passado remoto, visitando as Lapas do Bugio e do Fumo, as Jazidas dos Pinheirinhos e do Mar Ancão, bem como a Roça do Casal do Meio.

O Castelo de Sesimbra, a Capela do Espírito Santo, o Forte de S. Teodósio, a Fortaleza de Santiago, o Pelourinho e o Santuário do Cabo, constituem obras do património edificado sesimbrense dignas de registo.

O património artístico é constituído pelo Coração da Virgem, pelos Azulejos da Igreja do Castelo, entre outras peças de arte sacra do século XV ao século XVIII. É ainda notável uma pintura em tela de Santo António sobre um altar de talha dourada.

Em 1201 foi concedida aos habitantes de Sesimbra a carta foral, mas só mais tarde, com D. Dinis, nasceu a Póvoa da Ribeira de Sesimbra, uma pequena aldeia de pescadores junto ao mar. Aquando dos Descobrimentos Marítimos, já Sesimbra tinha alcançado o estatuto de vila.

Gastronomia

A gastronomia sesimbrense está fortemente ligada ao mar, com os pratos de peixe e marisco no "top" das preferências.

Aromas e sabores de mar estão presentes na gastronomia sesimbrense. O peixe e o marisco estão na base dos deliciosos pratos que trazem a Sesimbra muitos apreciadores de paladares simples e autênticos.

A qualidade do pescado é reconhecida. O espadarte e o peixe-espada preto estão na origem de pratos sublimes em sabor. O marisco como as amêijoas, as cadelinhas, os mexilhões, as santolas e as navalheiras são, igualmente, iguarias muito procuradas.

Outros produtos típicos da região, como o pão caseiro, o queijo de Azóia, a maçã Camoesa e a pêra de Inverno, completam saudavelmente a sua refeição.

Muito apreciados são ainda os doces da terra. Venha provar as broas de Alfarim, os zimbros, as brisas do castelo, os almirantes e as catarinas.

 

VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL
A Península de Setúbal é uma região afamada pela qualidade dos seus vinhos. Reconhecido como uma "bebida divina" além fronteiras, o Moscatel, esse vinho generoso de qualidade superior, é um vinho exclusivo da Península de Setúbal.

Em Águas de Moura, Palmela, Pegões, Vila Nogueira de Azeitão e Comporta encontra as adegas da região que, além do Moscatel, produzem muitos vinhos distintos.

A Rota de Vinhos da Península de Setúbal permite conhecer um impressionante património arquitectónico, gastronómico, natural e, claro, vitícola. Eis as 6 rotas de vinho da região que pode percorrer: "Por Terras de Santiago, "Por Terras da Arrábida", "Por Terras Verdes", "Por Terras de Colonos, Ferroviários e Antigas Devoções", "Por Terras do Sado", "Por Terras da Baía dos Golfinhos".

 

QUEIJO DE AZEITÃO
Este queijo, com Denominação de Origem Protegida, é, como o seu nome indica, oriundo de Azeitão. Actualmente é produzido em três concelhos o distrito de Setúbal – Sesimbra, Palmela e Setúbal. É excelente como entrada.

 

Modalidades deportivas

BTT
Parapente
Skimboard
Escalada e Rappel
Turismo Aéreo
Windsurf
Espeleologia
Canoagem
Kitesurf
Golfe
Passeios de Barco
Vela
Caminhadas
Surf
Mergulho
Todo-o-Terreno
Bodyboard
Pesca Desportiva

A paixão do golfe

Descubra 6 dos mais conhecidos campos de Golfe
da nossa região.

The pleasure of taste

3 great spaces in
Sesimbra Hotel & Spa
to be and enjoy.

Copyright © 2015 Sesimbra Hotel & Spa, All rights reserved.